Calendarização do Evento
Calendarização do Evento
Partida - Início do Evento
7 de Junho (domingo)
Manteigas - Bielsa (Pirenéu aragonês)
O caminho de Portugal até os Pirenéus é longo, quase mil quilómetros. Grande parte é por autoestrada, mas o tempo de deslocação será próximo de 12 horas.
Por isso devemos iniciar a viagem cedo (pelas 8 ou 9 horas), para chegarmos ao destino a ‘horas decentes'. A chegada será em Bielsa ou outra localidade já dentro dos Pirenéus, onde será marcado o alojamento para o grupo.
Para encurtar o caminho a percorrer até os Pirenéus (e também o tempo de percurso) teremos de começar o caminho em Manteigas, de manhã. Para quem vier de Lisboa, providenciarei alojamento em Manteigas, poderão fazer essa deslocação calmamente no sábado, sem horas certas e sem pressas. Será também possvel fazer o abastecimento prévio na Decathlon/hipermercado na Covilhã.
Ajustamento de localização
8 de Junho
Bielsa (Espanha) - Gavarnie (França)
O ponto de iíincio da caminhada pedestre é um local de uma beleza extraordinária. Gavarnie.
Seria uma pena não aproveitarmos este sítio.
Para aproveitarmos a beleza deste local e para podermos iniciar a nossa marcha de manhã cedo, chegaremos aos Pirenéus no domingo e utilizaremos a segunda-feira para deixarmos um carro no ponto do final da caminhada da sexta-feira, e para usufruirmos da paisagem dos Pirenéus, e para nos localizarmos no Vale de Gavarnie, onde começaremos o percurso pedestre.
Primeiro dia de caminhada.
9 de Junho.
Col de Tentes - Refuge des Sarradets (Gavarnie)
Este será o primeiro dia efectivo de caminhada!
Iniciaremos a marcha no estacionamento junto ao miradouro de Col de Tentes. Fica a 2250 m de altitude, o que será uma vantagem para a nossa deslocaço e para o nosso desnível.
Vamos ‘cortar o caminho ao meio', já que habitualmente se faz o caminho do Col de Tentes para o refúrefgio de Góriz (Espanha) em um só dia. Vamos fazer esse percurso em dois dias, para minimizar esforço, e para termos mais usufruto das paisagens.
Terminaremos o nosso di no Refuge des Serradets (2587m), ainda em França
Técnico:
Na chegada ao refúrefgio podemos ter de atravessar manchas de neve congelada (semelhante à chegada ao refúgio do Toubkal (Marrocos)
Necessrio botas de caminhada, uso de crampons útil/provável
Distância percorrida: ˜5 km
No nosso segundo dia de caminhada vamos atravessar a mítica Brecha de Roland (ver a imagem a lado) a 2804 m, passamos fronteira entre a França e Espanha. Vamos terminar o dia no refúgio de Góriz (2190 m).
Técnico:
Na subida para a Brecha de Roland vamos atravessarr manchas de neve gelada e passar perto ou sobre glaciares de nicho, por isso o uso de botas de caminhada será obrigatório, ténis não serão adequados/suficientes.
Segundo dia de caminhada
10 de Junho (quarta-feira)
Refuge des Sarradets (França)
Brèche de Roland
Refugio de Góriz (Espanha)