Visita curta a Coimbra.
Estão aqui umas sugestões para um circuito pela cidade de Coimbra.
Coimbra tem fama. Pela sua tradição estudantil, pelo túmulo do Rei Fundador, pelo choupal…
a cidade de Coimbra vale sempre uma visita.
Entre os estudantes que lá passaram será mais conhecida pela sua intensa vida académica. Tem fortes tradições estudantis, o uso do traje académico é mais vulgarizado e a cidade de Coimbra tem uma população residente de 115 mil habitantes e há cerca de 25 mil estudantes universitários. Por isso notam-se muito mais, pela cidade. do que p. ex. Lisboa ou Porto.
Do ponto de vista da identidade nacional, a cidade é importante por ser o local de descanso do Rei Fundador D. Afonso Henriques e também do seu filho e sucessor, Rei D. Sancho I.
Estão na igreja de Santa Cruz, no centro da cidade. A igreja merece uma visita, tal como o seu claustro e convento. Ir a Coimbra e não prestar uma homenagem ao Rei Fundador, é ‘como ir a Roma e não ver o Papa’…
Coimbra tem vários elementos arquitectónicos que devem ser apreciados.
A Rua da Sofia e o bairro novo envolvente valeu a extensão da área inscrita como património cultural da Humanidade pela UNESCO, em 2013.
Na ‘Alta da Cidade’, a Sé Velha e a sua escadaria, o Paço das Escolas e a Porta Férrea e a Escadaria Monumental são locais ‘obrigatórios’…
Fora da ‘cerca moura’ temos o Jardim Botânico, o Jardim do Choupal, a Quinta das Lágrima (associada à lenda de D. Pedro e a Rainha Inês). Oacesso a esta Quinta faz-se melhor pela ponte pedonal muito bonita e iluminada.
Coimbra não tem muita população, mas é reconhecida unaninamente como ‘a Capital do Centro’, pela sua localização central, banhada pelo maior rio inteiramente português (que nasce em Manteigas…), e pela sua tradição universtária.
O mês de Maio é um mês importante na vida estudantil, e é de aproveitar uma noite amena, no ambiente das serenatas na escadaria da Sé Velha ou o Fado de Coimbra (muito mais original que o de Lisboa - este ainda pertença dos estudantes e não dos operadores turísticos) no Teatro Gil Vicente ou no Jardim Sá da Bandeira.